Image Map

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Desvendando os 10 mitos dos cabelos


Oieeee meus amores,tudo bem com vocês???
Hoje eu vim trazer um post bem legal

Que revela os 10 mitos sobre os nossos cabelos
Bora lá conferir ???


Há muitos mitos sobre cabelos que as pessoas consideram verdadeiros. 
Por isso vamos abordar o que é verdade e o que não é na hora de cuidar das madeixas
As crendices populares ainda imperam quando o tema é cabelo. 
Talvez a mais conhecida delas seja a de que é preciso cortar mensalmente os cabelos 
Para que eles cresçam fortes e sadios. 
O que é uma bobagem, pois a estrutura capilar não é planta 
E podando-a ou não, ela se desenvolve a uma taxa média de 1cm por mês. 

Por estas e outras, veja aqui os dez mitos mais populares. 
Se depois de lê-los você desejar agendar seus cortes para a lua cheia, vá em frente. 
Trata-se do legítimo hábito que não faz mal. 

1. Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira 
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo. 

2. Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento 
Temos, aqui, a ideia da poda de planta novamente. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não tem poder de acelerar o desenvolvimento. 

3. Os cabelos se acostumam com os xampus
Você compra um xampu, usa-o por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou com ele, certo? Errado. O fato é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente - e esta é a principal função do xampu -, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo xampu ideal. A boa nova é que hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não está acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo. 

4. Água fria deixa o cabelo mais brilhante 
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Ainda mais agora, com a entrada do inverno, é recomendado optar por temperaturas mornas. 

5. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos 
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não super estimular a produção de óleo. 
Segundo a dermatologista Karla Saggioro, autora de Invista em Você - Respostas para Dúvidas que mais Afligem as Mulheres, da New York Publications, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda. 

6. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento 
"Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado", adverte a dermatologista Adriana Villarinho, de São Paulo. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar o cabelo, pode deixá-lo oleoso. 

7. Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis 
O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo. 

8. Calvície é coisa de idoso 
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, autor de Segredos da Boa Pele - Preservação e Conservação, da Editora Senac, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala. "Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo". 

9. Fios brancos arrancados nascem em dobro 
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. Bedin explica que é natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina - a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível. 

10. A pontinha branca do fio é a raiz 
Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários - que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" - na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.


Bom agora que a gente aprendeu é só colocar em prática
E vocês qual desse mitos segue ???

Só para garantir 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante para aperfeiçoar o blog.
Digam aqui a sua opinião sobre o conteúdo visto acima.
Deixe também o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita :)