Image Map

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE TONALIZANTES

Tonalize já!

Usados para reavivar o brilho do cabelo, os tonalizantes são essenciais no acabamento de serviços que envolvem descoloração e alisamentos 



            

 
Diferente das colorações, que penetram no interior da fibra capilar, na camada do córtex, interagindo com a cor natural, os tonalizantes são mais suaves. Eles não contêm amônia e atuam na cutícula, que é a superfície do fio, o que significa que a cada lavagem seus pigmentos se soltam do cabelo. “Uma vantagem para clientes que desejam experimentar uma nova nuance em um curto período de tempo e querem que a cor anterior prevaleça. Vale lembrar ainda que esse tipo de produto não tem poder de clareamento. “Ou seja, ele não é oxidativo como a tintura. A nuance é retida no fio por meio de uma ação filmógena com silicones”, explica Cristiano Melo, técnico da Mac Paul.

O tonalizante permite tom sobre tom ou escurecimento e utiliza emulsão reveladora (peróxido de hidrogênio) de baixa volumagem. “Já a tintura permanente faz o clareamento e colore simultaneamente, com oxidante creme a partir de 20 volumes”, acrescenta Sandra Damas, coordenadora de educação de L'Oréal Professionnel. Enquanto as colorações são criadas para permitir alta durabilidade, a tonalização permite uma mudança mais sutil e temporária. “A coloração faz uma transformação mais extensa, alterações que podem chegar até a quatro tons, ou se for associada a uma descoloração, teremos uma mudança de até nove nuances”, diz Guilherme Alexandre Gonçalves Cardoso, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Itallian Hairtech.

Além da mudança temporária da cor, os tonalizantes também são muito usados com objetivo de trazer de volta o brilho e reavivar cores que reconhecidamente desbotam muito facilmente, como os loiros, marrons e avermelhados e, ainda, tratar os fios. “Por ter ação ácida, que fecha as escamas do cabelo enquanto hidrata, o tonalizante dá brilho. Por isso, em 100% dos cabelos que passam por processos de descoloração e coloração em meu salão, eu lanço mão da aplicação do produto a fim de finalizar o trabalho. A cor fica mais vibrante, viçosa e com uma luminosidade sem igual. Isso tem garantido um bom retorno dos clientes, que não conseguem essa qualidade final com outros serviços. Também uso amplamente o tonalizante para marmorizar e matizar”, destaca Paulo Ricardo, diretor artístico da Mix-Use.

Ao lançar mão do uso desse produto, os cabeleireiros oferecem mais cuidados à fibra capilar de suas clientes. “Por serem formulados com óleo de damasco, Ionène G e Incell, além de ceras suavizantes e verniz de alta luminosidade, os tonalizantes L'Oréal Professionnel promovem proteção, brilho e tratamento aos cabelos. Também temos nessa gama de cosméticos, o Clear, que por não ser formulado com pigmentos, confere brilho aos fios tonalizados ou naturais com a mesma cosmeticidade. Porém, é sempre bom ressaltar que cabe a cada profissional realizar um perfeito diagnóstico a fim de obter os melhores resultados”, destaca Sandra Damas.

Quando tonalizar
A colorista da Truss, Gisele Quintino, ressalta que a aplicação do tonalizante após descolorações, luzes, mechas, balayages e californianas, além de procedimentos de relaxamento e alisamento à base de guanidina, sódio e amônia, é fundamental para a manutenção do brilho e também na prevenção de alterações de tons nas lavagens. “Após todos os processos que envolvem descoloração, o cabelo fica apagado. O uso do tonalizante irá também neutralizar fundos indesejados e proteger os fios das agressões que modificam a cor dos loiros, por exemplo”, afirma Gisele. A especialista Sandra Damas acrescenta que no caso de um serviço de reflexos, a tonalização muitas vezes se faz necessária para uniformização de tonalidades ou neutralização do fundo de clareamento. “Se desejo, por exemplo, mechas em altura de 7, e preciso neutralizar o fundo alaranjado amarelo, utilizando uma nuance que contenha pigmentos acinzentados realizarei um perfeito acabamento, dando um efeito de maior neutralidade às mechas. Do mesmo modo, em um serviço de forma, com tioglicolato, consigo realçar a cor com Richesse. Esses procedimentos podem ser feitos em todos os tipos de cabelos, desde que se realize um bom diagnóstico”, observa.

Retoque de raiz
Outra situação em que o tonalizante é muito bem-vindo é no retoque de raiz. Cezar Francisco, coordenador do Departamento Técnico da Schwarzkopf Professional, lembra que quando a cliente faz o serviço periodicamente, e como desbotamento é um processo normal devido à exposição ao sol, vento, secador e prancha, neste momento é indispensável tonalizar. “A fim de igualar a cor e preservar a fibra capilar de um desgaste desnecessário”, comenta. Para manutenção da cor, esse tipo de produto pode ser aplicado entre uma sessão e outra de coloração. Também reconstrói os fios ou corrige cabelo manchado. “Pode ser usado como fundo, antes de um novo trabalho de cor ou mesmo como finalizador – para tirar o amarelo ou laranja sem interferir na cor natural, quando mechados –, ele se torna indispensável”, diz Paulo Ricardo, diretor artístico da Mix-Use.

Sionara Bandeira, coordenadora técnica da Keune Brasil, afirma que nem todos os profissionais conhecem os recursos do tonalizante. “Em geral usam só para neutralizar loiros ou em pessoas sensíveis à coloração com amônia. Talvez por desconhecer o processo e os benefícios do produto”, diz. Para Paulo Ricardo, ainda existe resistência no setor para perceber o cosmético como auxiliar na cor e na descoloração e como uma opção para cabelos que não precisam passar pela tintura. “Entender que mais tratamentos significam menos serviços no longo prazo, e resultados mais fiéis e satisfatórios, com maior retorno de clientes ao salão, é uma consciência de poucos."



FONTE:
REVISTA CABELOS E CIA. Só para garantir 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante para aperfeiçoar o blog.
Digam aqui a sua opinião sobre o conteúdo visto acima.
Deixe também o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita :)